top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Lorena

Ruídos... Uma ferramenta para a intervenção?


Nas últimas três semanas vimos como a música tem influência em algumas funções do nosso cérebro, podendo contribuir na intervenção de diversos profissionais!

Hoje falaremos um pouco sobre alguns sons, chamados ruídos, que também podem gerar um efeito em nós.

Normalmente, fala-se em três ruídos:

- Ruído branco

É geralmente encontrado como um ruído que pode lembrar o som de um rádio dessintonizado, do espaço ou do oceano. Pode auxiliar a eliminar os outros sons, ajudando na concentração e no sono.

- Ruído Rosa

O seu som geralmente é similar à uma chuva. Este ruído pode ajudar a pessoa a relaxar.

- Ruído Marrom

O som deste ruído geralmente lembra uma grande cascata. Também auxilia no sono, podendo ser utilizado à noite.

O mais conhecido destes é o ruído branco. É possível encontrar algumas pesquisas já realizadas que buscam comprovar os seus benefícios.

Uma pesquisa feita com bebês recém nascidos (Spencer, Moran, Lee & Talbert, 1990) teve como resultado 80% dos bebés que dormiram como resposta ao ruído branco, enquanto 25% dos bebés do grupo controle dormiram espontaneamente (sem ouvir o ruído), podendo sugerir o uso do ruído branco como um meio capaz de facilitar o sono dos bebés.

Uma pesquisa mais recente (Afshar, Zahednezhad, Khamesloo, Gheshlagh, & Fathi, 2016) foi realizada em idosos hospitalizados. Os resultados não mostraram diferenças na qualidade do sono dos idosos, porém o ruído branco impediu a diminuição da duração do sono e resultou no aumento da latência do sono. Os autores acreditam que o ruído pode ser utilizado para alguns pacientes idosos hospitalizados.

Outro estudo (Cook, Johnson, & Johnson, 2013) foi realizado com estudantes com déficit de atenção e hiperatividade e comparou os comportamentos fora da tarefa em três diferentes condições: condição normal, utilizando um headphone com o som do ruído branco, e apenas utilizando um headphone (sem o ruído branco). Os resultados mostraram uma diminuição do comportamento fora da atividade apenas para aqueles que utilizavam headphone com som do ruído branco.

Ainda outro estudo (Söderlund, Sikström, Loftesnes, Sonuga-Barke, 2010) foi realizado com 51 crianças de uma escola, aonde estas realizavam um teste em duas condições: um momento com o ruído branco como som de fundo e outro momento sem o ruído. Este estudo teve como resultado uma melhora das respostas com o som do ruído branco ao fundo para as crianças desatentas, porém houve uma piora nas respostas das crianças atentas quando estavam expostas ao ruído branco. Este mesmo resultado foi encontrado em uma pesquisa mais recente (Helps, Bamford, Sonuga-Barke , & Söderlund, 2014), aonde foram realizados testes com crianças avaliadas como super atentas, atentas e desatentas. A exposição ao ruído branco melhorou os resultados das crianças desatentas, piorou os resultados das crianças super atentas e foi indiferente para as crianças atentas.

Dessa forma, percebemos que há alguns estudos que mostram o ruído branco como uma ferramenta que pode trazer benefício no trabalho com algumas populações, principalmente com o objetivo de melhorar a concentração.

Sabendo disso, esta pode ser uma possibilidade no trabalho com estudantes desatentos ou hiperativos. Porém, devemos levar em consideração a individualidade de cada pessoa, reconhecendo que nem todos podem se adaptar à este estímulo.

Por fim, lembramos da importância de serem feitas mais pesquisas sobre os ruídos e os seus efeitos e em diferentes populações. Isto porque, quanto mais garantia da sua eficácia, mais poderia se utilizar esta ferramenta em tratamentos, terapias, no meio hospitalar ou educacional!

Referências:

- Afshar, P.F.; Zahednezhad, H.; Khamesloo, M.A.; Gheshlagh, R.G.; & Fathi, R. (2016). Effect of White Noise on the Sleep of Elderly Patients Hospitalized in Coronary Care Units. Salmand, 11 (1), 44-51.

- Cook, A.; Johnson, S.B.; & Johnson, C.M. (2013). Effects of white noise on off-task behavior and academic responding for children with ADHD. Journal of Applied Behavior Analysis, 47: 160–164.

- Helps, S.K.; Bamford, S.; Sonuga-Barke , E.J.; & Söderlund, G.B. (2014). Different Effects of Adding White Noise on Cognitive Performance of Sub-, Normal and Super-Attentive School Children. PLoS ONE, 9(11).

- Söderlund, G.B.; Sikström, S.; Loftesnes, J.M.; Sonuga-Barke, E.J.(2010). The effects of background white noise on memory performance in inattentive school children. Behavioral and Brain Functions, 6.

- Spencer, J.A.; Moran, D.J.; Lee, A.; & Talbert, D. (1990). White noise and sleep induction. Arch Dis Child, 65, 135-137.
Lembramos que estamos sempre prontos para responder suas dúvidas e ouvir suas sugestões pelo contato psicooque@gmail.com!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page