top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Lorena

Psico o que??? Psicomotricidade! O que é?


Com olhares um pouco diferenciados ao redor do mundo, a psicomotricidade é pra muitos uma novidade, para outros uma admirável área da saúde, para outros “é aquilo que meu filho tem na escola”, mas para a grande maioria, é ainda uma incógnita!

“Ahhh! É parecido com a fisioterapia não é?!”

Bom... A verdade é que a conquista de seu espaço e definição de sua contribuição e atuação profissional tem se encontrado em fases diferentes em cada parte do mundo. Em breve falarei um pouco de como se encontra a psicomotricidade em alguns lugares do mundo! Mas vamos agora entender um pouco do que é essa tal de Psico – mo – tri – ci – da – de! ;)

A origem teórica da Psicomotricidade esta ligada a um entendimento do Psquismo sendo composto pelo funcionamento mental total (Fonseca, 2016). Existem diversas funções cerebrais envolvidas no funcionamento cerebral total, como por exemplo as sensações, percepções e as condutas relacionais e sociais.

Existem também diversos processos cerebrais relacionados a motricidade humana. Estes processos agem a fim de integrar, processar, planificar, regular e executar a motricidade do homem. No ponto de vista da teoria psicomotora, esses processos fazem parte do funcionamento mental total que compõe o psiquismo. Sendo assim, as ações motoras estão também ligadas ao psiquismo, não podendo os dois sistemas serem estudados e compreendido de forma separada, distinta. – Da mesma forma, quando intervimos em um, obtemos resultados no outro!

Fonseca (2016) ainda acrescenta que, como ciência, a Psicomotricidade é um campo que estuda as relações entre estes dois sistemas: o psiquismo e a motricidade. A personalidade total do homem é também construída pelo psiquismo e pela motricidade, e esta caracteriza as diversas manifestações biopsicossociais (biológica + psíquica + social/relações), afetivo-emocional (afetividade ligada ao estado emocional) e psicossociocognitivas (psíquico + social/relações + cognitivo/aprendizagens). – Todos estes estão correlacionados!

“A Psicomotricidade, ... é, portanto, compreendida como suporte corpóreo das funções mentais, de onde emana a identidade singular e plural do indivíduo nos inúmeros aspectos da sua evolução complexa e única, isto é, do seu desenvolvimento, da sua socialização e da aprendizagem” (Fonseca, 2016).

A Psicomotricidade busca integrar diversos domínios multidisciplinares, tais como das Ciências Biológicas, Humanas e Sociais, e ainda da Ecologia, Antropologia, Fenomenologia, Biossemiótica, Psicossomática, Psicologia, Psicofisiologia, Psicopedagogia, Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Psicopatologia, Neurociência, Neurologia, Neuropsiquiatria, Neuropsicologia, Neuropatologia, Defectologia, Cibernética e Epistemologia (Ufa!). Dessa forma, deve ser considerada multicomponencial (Fonseca, 2016).

É considerada também multicontextual, contribuindo com seu conhecimento e/ou intervenção profissional em diferentes contextos como famílias, creches, da educação pré escolar à escola primária e secundária, hospitais, centros de lazer e animação cultural e desportiva, e projetos para terceira idade (Fonseca, 2016).

Resumindo: A psicomotricidade olha o sujeito como um ser biopsicossocial, ou seja, o biológico (fisiológico, motor, ...) está relacionado ao psicológico que está ligado ao contexto social, relações, experiências vividas, sensações, percepções, etc. A prática da psicomotricidade se dá através da intervenção no corpo e ações motoras. Entretanto, uma área que busca integrar tantos diferentes conhecimentos, pode ter uma grande contribuição para equipes relacionadas a todas as intervenções e necessidades humanas, seja oferencendo conhecimento, seja oferecendo uma prática. Trabalhamos em conjunto! Dependemos de outras áreas e, da mesma forma, SEMPRE será diferenciado quando se tem um Psicomotricista!

Referência: Fonseca, V. (2016). Prefácio – Psicomotricidade uma visão pessoal. In Fátima Alves, A Infância e a Psicomotricidade – A pedagogia do corpo e do movimento (pp. 15-30). Rio de Janeiro: WAK Editora.

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page